Translate

abril 19, 2017

Momento Leitura - Guerreiros do Futebol

Momento de Março/2017



Olá perambulantes!

Como foram de Páscoa? Inventaram receitinhas, decoraram a casa, brincaram com as crianças?
Eu passei com a família. Na sexta, curti a família do marido e no domingo a minha. Foi muito bom!!!

Hoje trago mais um livro concluído, obedecendo a minha meta que não pode ser menos que doze no ano.
Também participo do desafio proposto no grupo Skoob:
Para saber como funciona, basta clicar na imagem e aparatar!
No grupo Skoob, o tema de Março era: Livros de Até 100 Páginas.
Peguei um que marido ganhou:



Guerreiros do Futebol
Autor: João Luiz do Couto
Editora: Scortecci
Ano: 2008
Páginas: 40

Sinopse:
A exemplo do Menino Bom de Bola, mais uma vez João Luiz do Couto nos agracia com uma obra deliciosa. Transforma uma simples partida de futebol entre garotos de dois bairros, em uma história carregada de emoções e sentimentos, onde o personagem principal JB, nos faz acreditar que nos momentos mais difíceis devemos buscar dentro de nós, forças para vencer qualquer obstáculo. São nestes momentos que surgem os verdadeiros líderes.

Opinião Bruxal:
É interessante refletir que um simples joguinho de futebol em tardes de sábado ou em manhãs de domingo, pode ter o valor de uma final de copa do mundo, onde garotos de dois bairros se confrontam em disputas decisivas. As únicas armas com que podem contar são seus corpos, seus amigos, sua lealdade e principalmente o espírito guerreiro.

JB, o principal personagem da história, após passar um sábado onde tudo deu errado, resolve convocar seus amigos para uma revanche no domingo seguinte. O que ele não esperava era a ausência dos dois principais jogadores do time da vila. Assim, assume seu verdadeiro papel de líder e conduz seus combatentes em uma batalha onde vencerá quem for verdadeiro guerreiro.

Esse é um daqueles livros fofos e "purinhos" que conseguimos perceber a simplicidade nas pequenas coisas, tão valorizada pelas crianças e que se perde quando nos tornamos adultos.
O autor, um professor de Educação Física apaixonado por literatura, consegue passar valores e atitudes coerentes para uma convivência saudável.

Palavras como pisa, miroró, acocorado, murundu... nos leva à uma vida simples de outra época...
A missa era o "evento" da semana, não sobrando muito mais a se fazer no domingo, além de olhar para as estrelas - coisa que fazia JB viajar (contando, montando times com a constelação e sonhando...).

Me deu vontade de conhecer as outras obras do autor: Um Menino Bom de Bola e O Destino de um Craque.

Super indico para meninos em formação (e por que não, também meninas?).


"Depois da missa voltaram para casa. Sem grandes novidades, o dia passou sem que percebesse. Veio a noite, que chegou com suas estrelas e cantos característicos dos moradores da beira do brejo,  vizinhos do campinho. Após jantarem, ficaram sentados na porta da rua
olhando o céu com milhões de estrelas.
Nunca saberia na realidade quantas estrelas havia no céu. Todos os dias começava a contar, mas antes  mesmo de chegar a cem, se perdia e começava de novo. Muitas vezes ia tão bem, mas então aparecia  uma nuvem, vinda não sei de onde, e apagava as estrelas."








Lojinha Poções de Arte
teve muitas fofurices de Páscoa.
Clique na imagem para aparatar!




33 comentários:

emanuel moura disse...

Linda partilha querida amiga ,muito interessante e porque não também para as meninas que hoje já comungam dos mesmos gostos,espero que tenha passado uma Páscoa muito feliz junto das pessoas que mais ama, desejo-lhe toda a felicidade do mundo, muitos beijinhos no coração

Graça Pires disse...

Com estes convites à leitura é sempre pedagógico passar por aqui... Boas leituras.
Um beijo.

Bell disse...

Adorei sua caixa de fofurice de Páscoa.
Não decorei nada, nem brinquei fui filar boa na casa da mãe rs....


bjokas =)

Tiane disse...

Oi Bruxinha!!!! A minha Páscoa foi bem parecida com a tua, mas, no sentido inverso: sábado passamos com a minha família e domingo, com a família do Leonardo. :)
Me vi na história do livro, pois cresci, praticamente, dentro de um campinho de futebol, que tinha bem ao lado da nossa casa e onde teve muitos campeonatos de bairro. Tinha até, a famosa rivalidade da rua de cima com a nossa. rararara Até eu jogava, no futebol feminino, com direito a técnico e tudo!
O campinho de futebol deu lugar a minha casa, pois o terreno era da família e não tinha muro, até começarem os roubos e aí, o pai teve que cercar a área e mais tarde, deu lugar a minha casinha.
baaaah... escrevendo pra ti agora, que percebi, quantas histórias sairiam daquele campinho, que viu os jogos do meu pai e dos meus tios jovens, e mais tarde, do meu irmão e meus. Bateu um saudosismo... ririririri
Das palavras que citaste, só conheço acocorado.
Preciso correr para cumprir minha meta de leitura, que está atrasada.
A caixinha da lojinha ficou linda!!!
Estou com uma visita em casa. Ele está viajando pelo Brasil e vai seguir viagem em breve, só não sabemos ainda, para onde. Passa lá pra conhecer ele.
Bjinho!

Nal Pontes disse...

Que prazer gostoso. Ler é entrar numa viagem sensacional. De aventuras e diversão. Parabéns. Eu estou bem e melhor ainda pois meu vizinho
ficou de bem com a vida. Não mais coloca som as alturas. E nos
comunicamos numa boa sem magoas graças a Deus. A tempestade já passou. Ufa!
Bjs querida

Alessandra Santos disse...

Olá!
Boa tarde Bruxinha linda!
Que bom que sua Páscoa foi linda e tranquila junto com a família!
Por aqui tbém foi tudo de bom!
Que livro mais fofo! Não conhecia! É o que sempre penso qdo o meu filhote adormece..."Como é bom ser criança!"... pois tudo é tão simples e mágico!
Aproveitam cada minuto como se fosse o último...
E faço de tudo para que ele aproveite ao máximo essa fase, pois vai ter tempo de sobra pra ser Adulto... hehehe
Vou procurar esse livro para ler! E ler junto com o Davi, pois, ele curte muito ler...vai ser meu companheiro de leitura!
E sobre o projeto leitura, continuo firme e forte...apenas mudei a abordagem dos post...e decidi que já vou publicar o post hoje!
Não faz mais sentindo ter uma data específica, kkkk
E obrigada pelo elogio...logo se Deus quiser vou poder voltar a Blogar como antes...assim espero! hehehe
E Que caixa mais fofa! Que linda amiga...e recheada de produtinhos...que delícia...
Parabéns! Lindas as cores que usou, ficou super delicado...ideia bacana, pois todo mundo só lembra de chocolate! hehehe
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Prata da casa disse...

Olá Márcia: ainda bem que o teu desafio vai indo bem. O meu também vai, mas o meu objetivo é ler 20 livros este ano. Já li seis até agora. Não conhecia este que nos mostras e parece bem interessante.
Bjn
Márcia

Nete Lago disse...

Boa Tarde querida Márcia!!!

Foi tudo muito bem de Páscoa por aqui, eu também fui na sexta pra casa da família do maridão.

Ler é maravilhoso, eu leio muito!!!
Interessante esse livro, gostei muito da sinopse e da sua opinião.

Linda fofurice de Páscoa!

Abraços apertados
Nete Lago
http://planetapontocruz2-nete.blogspot.com.br/

Denise disse...

É isso aí, amiga! Não pode parar!
Por aqui vou tentando concluir meu pequeno livro também e até que estou indo bem!
Amei a fofurice de páscoa!
Obrigada pela visita!
Bjs e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Ana Bailune disse...

Ah, eu queria gostar de futebol. Juro. Mas nunca consegui.
]Quando criança, meu pai me levava para ver o jogo no campinho perto de casa. Como era chato! Eu ficava entediada, queria ir embora... uma vez, fui ao Maracanã com umas pessoas. Me senti mal. Quase morri de tédio. E na saída, tive medo daquele monte de gente gritando e pulando. Não consigo compreender essa paixão por futebol, juro, mas eu já tentei.

Quanto a desapegar de livros, na semana passada me desapeguei de mais de cem... doei para uma feira de livros que favorecerá a APPO - uma instituição que ajuda pessoas com câncer e famílias de pessoas com câncer. Me fez bem. Fiquei só com aqueles que a gente não gosta nem de emprestar...


Abraços, e bom final de semana.

Nequéren Reis disse...

Postagem maravilhosa, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Helena disse...

Minha doce Bruxinha, amiga querida, que postagem mais gostosa de se ler! Adorei a indicação do livro, principalmente por ter um sobrinho que adora futebol e agora foi incluído no time do colégio (8 anos), está todo feliz. Como também adora ler, já anotei o nome do livro e vou lhe dar um de presente.
A minha Páscoa foi vivida da forma mais linda, entre amigos, familiares, e minhas crianças e idosos. Como tive que organizar a Páscoa de todos, foi uma correria daquelas nos dias que antecederam o Domingo, mas valeu a pena, pois estavam todos muito felizes com os arranjos e brincadeiras que organizamos para as crianças e também os adultos. Enfim, uma Páscoa abençoada!
Linda a tua caixinha de banho. Tu sabes que acho incrível a tua versatilidade e bom gosto na feitura destes mimos. Tens mãos abençoadas, meu anjo! Que Deus as conserve sempre assim, iluminadas de amor!
Receba meu carinho entre sorrisos e estrelas, e o desejo de um prolongado final de semana cheínho de coisas alegres e coloridas.
Um beijo da
Leninha

Elisabete disse...

Uma boa sugestão de leitura.
Bjs

Rita Sperchi disse...

Passando para deixar uma mensagem!!

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza vai mais longe.
Clarice Lispector

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

Luli Ap. disse...

Olááááááá Bruxinha Márcia sua linda!
Siiiiiiim a Páscoa foi boa por aqui, em família e com alguns amigos <3
Colei alguns adesivos no chão em formato de patas de coelhos para meus sobrinhos pequenos saírem na caça aos ovinhos rsrs

Que linda sua caixinha!!!!
Essa esponja em formato de cenoura é muito muito muitíssimo cute <333
Muito amoooorzinho!!!!

Olha que não entendo nada de futebol, não sou muito fã, mas sua resenha me deixou curiosa com o livro.
Mais do que um jogo(e achei bacanérrimo vc dizer que não só indicado aos meninos mas para as meninas também assim como para leitores de todas as idades) parece ser uma leitura reflexiva, que narra sobre amizade, equipe, lealdade, convívio saudável e liderança.
Ainda sob o olhar puro do protagonista escrito por um prof de educação física.
Gostei tanto que levo para minha lista dos desejados.
Parabéns arrasou na resenha :)
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli

Café com Leitura na Rede

Maria Rodrigues disse...

Ler é alargar os nossos horizontes e aprender continuamente, por isso é tão bom ler.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Maria Glória disse...

Olá Bruxa!
Passamos bem, por aqui, a páscoa. E que bom que vocês, também, passaram bem.
Não conhecia este livro e me parece bem interessante, a história, ampla de emoções.
Agradecida pela sugestão.
Beijocas e um ótimo final de semana.

Sofia disse...

Continuação de boas leituras :)
Beijinhos*

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite querida Marcia.
Ando sumida é a vida rsrs. Você é um incentivo a leitura, todas as vezes que venho aqui me animo para ler. Uma feliz semana. Grande abraço.

Camila Faria disse...

Muito interessante esse desafio, vou dar uma conferida lá no Skoob! Um beijo :*

A Casa Madeira disse...

Livros sempre serão os melhores companheiros.
Bela partilha.
Boa semana.
janicce.

Zizi Santos disse...

Achei bem bacana essa proposta de leitura ! desejo que você consiga cumpri-la pois não há coisa melhor que livros. Gostei da sinopse e da forma como você nos contou. As palavras como pisa fizeram parte da minha infância. Comigo não, mas com os amiguinhos vizinhos. Era um horror ! Dava pra ver as marcas nas pernas dos coitadinhos e eu nunca entendia muito bem a causa de tanta violência. Muitos desses pais já partiram para o outro plano e creio que se vissem esse mundo atual já não fariam aquelas atrocidades. Tinha cinta atrás da porta, varas. Ah deixa eu mudar de assunto, rs rs
E por falar em estrelas eu não contava. Diziam que nascia verruga, hahaha Mas disfarçadamente eu mirava o céu pra ver tanta beleza
Marcia não teve nenhum enfeitinho de Páscoa aqui em casa. Trabalhei nesse dia . Sua caixinha de banho de Páscoa, ficou um arraso de tão linda ! Tudo no capricho !
Interessante, você fazer o comentário no meu blog, sob o layout do blog, justo no dia em que eu pensava mudar o cabeçalho dele. Claro que nao tenho a experiência da Bia em fazer tudo de acordo com as larguras exatas para que o blog nao pese. Gosto muito dele, mas queria diminuir o meu nome. Como não tenho salva a imagem, fico pensando em como fazer sem ter que recorrer a Bia. Por enquanto vou deixar assim, mas eu queria diminuir o nome sim , rs
Sexta está chegando e eu aqui pensando o que desengavetar. São tantas coisinhas. Mas acho que fiquei idosa mesmo, ando tão devagar, rsrs
Mas vamos ver

bjs

Anna Lê disse...

Eu ainda não tinha ouvido falar nesse livro... super obrigada por compartilhar com a gente :)

Beijo !

| O Blog Que Não é Blog |

| Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

| Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |

Sileni Machado disse...

Oi Márcia, nos últimos meses iniciei um projeto de dar mais ênfase à leitura, pois estou com vários livros que ainda nem comecei a ler ou comecei e não terminei. Na verdade, esse projeto trata-se do seu projeto, rsrs, o Um projeto por mês, mas ainda não será publicado neste mês porque da pilha de livros só consegui terminar de ler um ainda, ou seja, parei com o projeto porque mudei o foco da leitura. Descobri recentemente que sou alérgica ao leite e isso foi como uma bomba que caiu na minha vida que estava tão certinha e bagunçou tudo! E essa reviravolta toda me fez voltar a leitura para este assunto, na tentativa de saber lidar com isso (a vida sem o leite), ainda estou num período de adaptação, não vou dizer que está sendo fácil porque não está, mas também não é o fim do mundo (mesmo achando que foi no início), mas agora, passado o turbilhão, vou recomeçando...
Espero retornar em breve com o projeto de leitura e adorei a indicação deste livro, não conhecia, gosto de livros assim simples e de bom conteúdo que nos faz refletir.
Adorei a fofurice de Páscoa, que delicadeza! Você tem mãos abençoadas.
Esta semana tem projeto, né?! Preciso preparar o meu post, ainda não descarreguei as fotos! A gente se encontra, até lá!
Bjs, feliz semana! ❤❤

Lia disse...

Simmm, passamos bem...fazendo companhia um ao outro, eu e o marido...Mas, fiz arranjos, muitos coelhos que já fazem parte da família...rsrs...E sim, os livros são meus parceiros a noite...

Evanir disse...

Hoje um novo recomeço..
Graças a Deus hoje estou podendo
te agradecer pelo carinho respeito e amizade.
Agradeço por jamais ter deixado de fazer visita
a meu blog.
A amizade verdadeira nunca esquece ,
mesmo sem saber o motivo do meu afastamento.
Eu entendo q por vezes demora a aparecer.
Eu entendo q assim como eu todos tem problemas na vida.
Todos nessa vida encontra obstáculos.
Mas nem tudo é sofrimento .
Deus é misericórdiso..
Nos da alegria ao ver o nascer do Sol.
Nos da um espetáculo único quando ele desce
com sua magia no horizonte..
Enfim tudo isso é só para
dizer jamais te esqueci.
Obrigada querida ..muito obrigada..
Te abraço carinhosamente.
Deus cuida de você com as mãos dele
estendida tudo é possível.
Simplesmente Eu,
Evanir .
Uma semana abençoada.

Isa Sá disse...

Por aqui não festejo a Páscoa.


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Kasztanowy Domek disse...

Lovely post! Kisses:)

xxBasia

Iris Barbas disse...

Oi Bruxa!

Amei a sua caixa de fofurices de Páscoa! Adoro estas datas para enfeitar, decorar... "É a Minha praia"! Hehehe

Abraços, Iris

Ana Freire disse...

Mais uma interessante proposta de leitura... um desporto que desperta tantas paixões... tanto aqui... como aí...
Bom saber que teve uma óptima Páscoa passada em família... a minha, também foi bem tranquila!...
Adorei essa caixa fofinha de Páscoa! Tudo sempre, com imenso gosto!...
Beijinhos, Márcia!
Continuação de uma boa semana!
Ana

Maria Glória disse...

Olá Márcia, bela Bruxa! Boa noite!
Adorei te seguir, com a minha vassoura, lá pelo meu canto! Conversamos muito, mesmo que por telepatia ahaha. Muito o obrigado pelos simpáticos comentários.
Não me diga que você, também, sabia que quando chove, é porque São Pedro está fazendo faxina no céu ahahaha... seu avó, que lindinho!
Passei pela lojinha e queria dizer que achei um luxo a bandeja! Muito bom gosto e capricho! Parabéns!
Por fim, fiquei eu com vontade das aboborinhas e liguei para o marido (pois estava chovendo muito), para passar no mercado e trazer algumas e foi o jantar.
Um beijo querida Márcia! Dias felizes em sua caverna encantada!

Brem disse...

Интересно)

Adriana Helena disse...

Oi Márcia, tudo bem Bruxinha linda?
Sim, passei um ótimo feriado de Páscoa e ainda segui as sugestões de decoração e de culinária dos seus últimos e lindos posts!
Fiz até os ovos coloridos e puxa, fez um sucessão! rsrs

Querida, que livro legal o que você indicou. Meu sobrinho Heitor vai amar porque ele está na fase do futebol. Mas será que é muito complexo para uma criança de 9 anos? O que você acha? Lendo sua resenha, parece muito vibrante e cheio de surpresas. Mas não sei se para um garotinho de 9 anos surtiria o mesmo efeito que para conosco. De qualquer forma adoraria ler com o meu sobrinho, pois estamos firmes e fortes lendo a coleção completa do Diário de um Banana, são mais de doze livros...rsrs

Adorei estar aqui querida!
Desejo um final de semana maravilhoso!
Beijos!!