Translate

fevereiro 24, 2017

Projeto - Mini Horta


Fevereiro acabou!!!
Quer dizer, não exatamente. Mas é um mês curtinho e hoje é a última sexta-feira, então...

Tenho sentido tudo "meio parado", vocês também?
Pra muitos o ano só começa depois do Carnaval, o que talvez traga um pouco mais de agitação ...

Falando em agitação, meus finais de semana na Caverna Real são sempre muito produtivos, graças ao Divino! E num destes finais de semana, escolhi o meu Projeto de Fevereiro:


Organizar a Horta da Caverna Real

Os portões acima eram os de entrada que foram trocados e mostrei neste outro Projeto. Foram usados para delimitar esta área, que aos poucos vai sendo trabalhada.


Os pneus são soluções temporárias, pois antes de executar esta mini horta, eu e marido pesquisamos (depois farei um post sobre o uso dos pneus e suas implicações na natureza).

Passando "o portal", este espaço à esquerda recebeu mudinhas de Boldo, Jiló e Couve. Também tem uma arvorezinha de Incenso, mas com planos de ser transportada para outra área.
Pés de Mamão e Romã já ocupavam o espaço antes dessa aventura.


Aqui as romãs, em seu segundo ano. No primeiro só deu uma frutinha!


À direita do "portal", a Manjerona exibida é distribuída para família e vizinhos, além de compor nossos pratos nos finais de semana.

Ao seu lado, Salsinha, Alecrim e Cebolinha ocupam os outros três pneus da fila.


Os dois canteiros do meio são ocupados por mudinhas ainda minúsculas de Poejo e Hortelã Pimenta.


Nesta terceira fileira: Novalgina, espaço que receberá o Capim Cidreira, Guaco e Manjericão Roxo.
Os últimos dois pneus comportam Mentruz e Citronela.


A Caverna Real ainda possui HortelãMentaMelissa e . . .



. . . dois tipos de Babosa, num espaço embaixo do Abacateiro.
Não quis mudá-las para junto das restantes porque estão muito bonitas neste local, onde pegam sol e sombra.

Neste dia de limpeza e arrumação, colhi muitas ervas e doei para um senhorzinho que faz feira às sextas, aqui perto do trabalho. Ele vende ervas frescas e secas e nem sempre tem material para o dia da feira. Também pedi para marido preparar mudinhas para ele, assim este senhorzinho poderá ter "matéria-prima" para fazer suas feiras.



Enquanto eu trabalhava na horta, marido e dois ajudantes cortavam o mato e limpavam os canteiros.

E assim termina um domingão de trabalho duro na Caverna Real...
Uma visão suspirante e um coração grato a Deus por tudo que nos dá e nos permite realizar e compartilhar!



Para saber o que é e participar, clique na imagem acima.

Estes são os participantes desta etapa:
✿ Tiane com Urso para o Joaquim;
✿ Alê com Bordado;
✿ Sandra com Consertando o banheiro;
✿ Michelle com Lata de Bolacha Decorada;
✿ San com A parede da sala;
✿ Lilian com Puxa-saco para a cozinha;
✿ Silvana com Projetando o Atelier;
✿ Ana com Mais de um;




41 comentários:

✿ chica disse...

Que coisa boa! Um fds bem legal, produtivo e cheirosinho em meio às ervas...Adorei ver e imagino o senhorzinho ,que deve ter adorado... Tudo lindo e cada vez mais bem organizado na Caverna! bjs, chica, lindo carnaval!

Tiane disse...

Bom dia Bruxinha!!! Que lindo o pátio da Caverna Real! Nada como uma graminha bem aparada, né?! Passei boa parte do dia de ontem, cortando grama e já ia continuar a função hoje, quando começou a cair uma chuvinha. Aproveitei a pausa forçada para fazer um chimarrão e ver o que a Bruxinha andou aprontando.
Tem muita coisa legal para fazer com pneus, né?!
nunca tinha escutado falar em hortelã pimenta, vou pesquisar.
Aqui temos citronela e ela virou uma moita enorme de capim! Nunca imaginei que ficasse tão grande! A cachorrada adora se esfregar nela, tu acreditas? :)
Comprei guaco há alguns dias, na minha última ida à Nova Petrópolis, e não sei onde plantá-lo, pois é uma trepadeira. E meu último pé de couve foi devorado pelas praguinhas... ô dó!
Como é bom ter nossas plantinhas, né?! A tua horta está linda e muito legal a tua ideia de passar adiante algumas mudas.
Bruxinha, um bom e tranquilo feriado de carnaval para vocês!
Por aqui, o carnaval vai ter remada no sábado e curso no domingo e na segunda. Folga mesmo, só na terça.
Bjinho!

Elvira Carvalho disse...

Uma bela horta. Adoro romãs.
Um abraço e bom fim de semana

Alessandra Santos disse...

Olá!
Bom dia Bruxinha linda!
Oh que delícia de horta!
Adoro mexer com a terra...acho tão gratificante e relaxante!
Adorei vê tudo que vc tem!
Romã...que maravilha, gosto demais...qdo criança e morava no sítio tinha um é, e eu ia todos os dias para vê se tinha alguma aberta, kkkkk
Eu acredito que nesse mês de Março, vou dá uma mexida no meu fundo! Tem algumas plantas que não se deram bem no vaso, no clima daqui, então vou dá uma organizada...e quero plantar hortelã, cebolinha, salsinha, manjericão...que amo de paixão!!!!
Vamos vê como vai ser o mês, kkkk
Amiga linda, já levei o seu link!
Ótimo Carnaval! E bom descanso!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Menina Prendada disse...

Olá querida Márcia, esse seu projeto é um sonho que eu tenho,porém no momento ainda não tenho como realizá-lo, mas em breve, na casinha nova, tenho fé em Deus que minha hortinha sai... A sua ficou um show aparte, parabéns pelo excelente projeto. Também vim participar do projeto desse mês, passa lá pra dá uma olhada. Um xeru!

Sandra
http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/2017/02/1-projeto-por-mes-consertando-o-banheiro.html

emanuel moura disse...

Boa tarde querida amiga ,parecia que estava a ver a quinta dos meus pais ,quase a chegar a Primavera e tudo se está a renovar e a florir ,especialmente as quatro amendoeiras estão a ficar todas brancas ,o alecrim cheio de abelhas em busca do pólen ,é maravilhoso querida amiga ver tudo a transformar-se ,o seu cantinho também é muito bonito cheio de vida querida amiga ,beijinhos muitas felicidades

Anna disse...

Bem bonita sua mini horta !!!
Aqui usam pneus também mas são pintados de toda as cores e fica bem bonito !
Bjs e bom fim de semana !
Anna

Retalhos de Algodão by Jussara disse...

Ai, que delícia, Bruxinha! Amo muito isso. Bom demais ver essa horta! Aqui em casa não tem quintal grande, mas temos sempre alguma coisa numa hortinha. E minha mãe ama cuidar de horta, acho que é a terapia dela. Tinha três pés de couve que deu até para distribuir para os vizinhos.
Já atualizei o link.
Bom findi e feriadão de carnaval! Bjos.

Denise disse...

Que delícia!
Estar próximo à natureza, fazendo o que se gosta e em boa companhia!
Um encanto sua hortinha!
Bjs e bom carnaval!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Elisabete disse...

A horta está bonita.
Bjs

Michelle Hernandez disse...

Bruxinha,
Tá linda e organizada essa mini hortinha de ervas.
Gostei do pneus,tudo separadinho e quanta variedade,hein?
Algumas ervas conheço,mas Novalgina,Incenso e Mentruz é novidade.
Eu amo jiló,vou aí buscar uma mudinha...rsrs...
Besitos e tenha um final de semana abençoado.

Luka Luluka - Ideias Criativas disse...

Oi Marcia!!

Desculpe não responder seu comment anterior, correria por demais aqui nas últimas semanas... mas cheguei a tempo, sem atrasos desta vez!

Ah que delícia ter espaço para plantar, quanta coisa bacana vocês fizeram, parabéns!

Minha participação deste mês no 1 Projeto por Mês:
1 Projeto por Mês - A Parede da Sala

Beijos!

Sandra
Luka Luluka - Ideias Criativas

Casa Reformulada disse...

Olá Bruxinha;
Nossa que linda horta você tem, como moro num espaço pequeno não tenho essa oportunidade de ter, mas vou tentar fazer uma na cozinha.
Otimo projeto,e este mês consegui também participar!
Beijos

Elvira Carvalho disse...

Amiga, eu não sei que tipo de romã tem. Nem se a época de colheita será a mesma no Brasil que em Portugal, dado as diferenças climatéricas. Mas a romã madura é um fruto muito saboroso, e é antioxidante.
Deixo-lhe aqui um site onde pode aprender algo sobre elas.
http://www.agronegocios.eu/noticias/roma-a-mudanca-de-paradigma/
Um abraço

Silvana Cotrim disse...

Minha amiga, cada dia descubro mais coisas em comum entre nós. Amo plantas, jardins, hortas, florestas, matos e afins.
O seu tá super bem cuidado, parabéns!
Também planto em pneus e estou curiosa com sua pesquisa.
Esse é o projeto de uma vida, não de um mês, e é maravilhoso!!!
Parabéns, novamente.
Meu projeto tá no ar.
Abraços com cheiro de hortelã procê.

rosiarts disse...

Trabalhar a terra é muito bom, cultivar temperos ou deixar o jardim mais cuidado, é tudo de bom, né? Parabéns, trabalho muito bom.
Bjus. Rose.

Luli Ap. disse...

Oieeeeeeee Bruxinha Marcinha, sua linda!
Que horta próspera, abençoada e lindaaaaaa!
Que trabalho magnífico o seu, que dedicação, disciplina, empenho e suavidade em escolher os cantos perfeitos para cada muda, para cada espécie, para cada bebê planta <3
Dessas em casa tenho capim cidreira e melissa, amo para um chá!
Manjericão para o molho <3
aaaaaaiiiiinnnnn vou procurar por citronela, com esse calor de deserto, os pernilongos andam azucrinando por aqui :/
oooowwwwwnnnnnn confesso que fiquei completamente apaixonada por suas romãs, eu simplesmente amoooooooooooo <3
Parabénssss pelo projeto, sucessoooo!!!!
E obrigada por nos proporcionar essas lindas imagens que fazem tão bem!!!!! Ver uma linda horta assim é muito inspirador <3
Bjsssss Luli
Café com Leitura na Rede

Os olhares da Gracinha! disse...

A ideia dos pneus é genial!
Experimente pintá-los e vai ficar com um belo colorido!!!bj e muito sucesso!!!

Ana Citadin Johann disse...

Marcinha amadaaaa....

Demorei denovo, mas cheguei, hahahaa com esse barrigão meu ritmo está com certeza muito mais lento então até das todos ando esquecendo, hahahaa
Tá uma beleza essa "lezera" hahahaaa
Amada, amo essas tuas funções no jardim... que delícia ver tudo limpinho, renovado e pronto pra receber novos ares, novas plantas, novos cantinhos...
Amei ver a babosa pequenininha... me deu lembranças da minha infância que minha tia plantava em casa e quando tínhamos longas férias nas piscininhas plásticas (as filhas dela e nós amiguinhas) ganhávamos banhos de babosa nas cabeleiras pra não ficarem tão difíceis de pentear depois e funcionava muito bem).
Fiquei foi me coçando pra montar de uma vez meu jardim, mas ainda estamos com o mesmo em andamento, maridão está na fase de plantar as mudinhas e regar pra ver se elas pegam... mês que vem mostro as ações, acho...

Beijokas mil, minha lindona.
Seu link já está na listinha do meu post lá na casinha.

Até breve! <3

handmade by amalia disse...

I love this idea of using tires in the garden. A brilliant bit of recycling.
Amalia
xo

Simone pinturas e crochês disse...

Bom dia Márcia!
Que horta mais linda e organizada, amo plantas e completamente apaixonada por ervas, seus aromas, sabores e belezas, me encantam...
Beijo e uma ótimo feriado!

Graça Pires disse...

Um projecto cheio de utilidade. E as romãs estão bonitas...
Uma boa semana.
Beijos.

Fabíola Deiró - Artesanatos disse...

Que lugar maravilhoso! Estou encantada!Amo natureza,queria um quintal enorme pra poder plantar muitas ervas,árvores frutíferas ,eu tenho aqui um pé de cidreira e capim santo só... Não tenho muito espaço...
Muito bonita sua horta,seu cantinho!
http://artesempontocruz.blogspot.com

Arroz Di Leite disse...

Oi Márcia,
ainda não provei quibe de abobora, fiquei curiosa pela receita.
Amei sua horta, ótima ideia com os pneus e prático. Hoje colhi banana e limpei os pés, estavam com muitas folhas secas, acredito que estavam abafadas, então tive coragem e fui dar uma limpada. Quem fazia isto era meus pais, ele já faleceu e minha mãe e tia não aguentam mais realizar este serviço, o espaço que estão as bananeiras é em um terreno do lado de casa, mas não dá para cuidar sozinha.
Bjs

Tânia Camargo

Aline Goulart disse...

Ficou muito bonita e organizada a tua horta. Se eu morasse em casa, eu gostaria de ter um cantinho com flores e uma bela horta. Beijos e um ótimo feriado.

Tania López disse...

Oi Márcia! Que boa ideia prantar en pneus. Aquí por causa do clima tão chuvioso as lesmes comen as prantinhas, acho que assim sera mais dificuldoso pra elas. Vejo que chaman a você de bruxinha, eu como alcume carinhoso vou chamar de meiginha que são as bruxinhas boacinhas por aquí. Beijinhos

Claudio Chamun disse...

Que grande ideia para reciclar pneus.
E cheio de terra não dá mosquito.
Show!!
Bjs

Christiane Garcia disse...

Amei seu projeto, achei encantador. Principalmente o fato de incluir o senhorzinho, que vc ajudou com seu coração generoso. Ficou lindo! E deve ser maravilhoso estar na sua horta.
Esse mês voou e não consegui terminar meu projeto. Mas no próximo vou estar participando! Um grande bj

Dinha Pontocruz disse...

Que bacana esse projeto amiga isso é tudo de bom
Passando para te deixar um beijinho

Karin Filgueira disse...

Olá, minha linda!!!
Maravilhada, aqui, com seu projeto! Que encanto!

Como estou em processo de mudança, encaixotando tudo e na correria, estou há dias afastada do blog, redes sociais e meu trabalho com o artesanato. Por isso, este mês não consegui participar, infelizmente, mas claro que vim correndo ver o que rolou por aqui! ;-)

Um bjão! Fique com Deus! <3

Bell disse...

Adorei, muito lindo!!

bjokas =)

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Bruxa.
Amei a sua postagem do início ao fim e fiquei me imaginando num lugar tão de paz assim, pois a mente, o corpo e a alma pedem.
Certamente, foi um Carnaval agitado de tarefas que nos trazem paz.
Natureza é tudo.
Tenha um excelente 2017.
Beijos na alma.


http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2017/02/o-nascimento-da-estrofe-by-patricia.html

http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/2017/02/minha-participacao-na-blogagem-coletiva.html

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/5895998


Sofia disse...

Que linda ficou a horta e os canteiros! Um domingo bem produtivo!
Beijos*

Eli Martins | eh!DÉCOR disse...

Ualllll, menina em resumo A VIDA MORA AÍ que mravilha de quintal, quanta variedade!
Com certeza um super projeto, já começou bem heim!!
Eu bem que tentei mas não foi possível, eu mudei o blog, esta tudo novo até o endereço (me visita) e só terminei agora no carnaval, então, volto a participar este mês.

Um beijo, ótimo restinnho de semana.

Eli (antigo Encantada Home).

Aline Goulart disse...

Obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog.
Beijinhos e ótima quarta.

Zizi Santos disse...

Olá Marcia
eu já tinha vindo visitar o jardim da Caverna Real ( adoro quando descreve o seu lar assim )
mas não tinha comentado.
Tudo tão bonito , bem organizado e deve ser um aroma refrescante !
Sempre é bom ajudar quem necessita e o senhor das ervas deve ter gostado muito de suas doações !
Estou voltando ao blog e postei um artesanato, só que não lembrei da ultima sexta feira dos projetos , senão teria acrescentado ! Ando lenta e meio enferrujada, rs
Parabéns pela horta encantada !

bjs

Carol Nagliati disse...

Que Genial!!! Adorei!
Beijos,
carolnagliati.blogspot.com

Avelã disse...

Foi um dia muito produtivo! Tens imensa coisa por aí, é tão bom ter produtos frescos e caseiros :)
Dar tantas ervas para o senhor vender na feirinha foi muito simpático da tua parte, parabéns pelo gesto!

Sileni Machado disse...

Oi Márcia, bom dia! Perdoe-me pela demora, só agora estou conseguindo colocar em dia as visitas! Que espaço lindo vc tem na sua casa, amei a horta. Também gostaria de ter uma hortinha aqui em casa, falo "hortinha" porque é o máximo que consigo com o espaço que tenho aqui, só mesmo o cultivo em vasos. Tenho plantado salsinha e cebolinha, mas tenho a intenção de ter também manjericão e hortelã, quem sabe possa realizar este projeto de muito tempo. E quanta variedade vc tem aí, todos muito bem cuidados, lindo o romã! Romã lembra a minha infância, na minha casa tinha um pé maravilhoso e eu adorava comer aquela frutinha azedinha, na minha casa também tinha pé de goiaba, pitanga, manga, tinha criação de galinhas, patos, codornas e até paturis, tinha tbm duas lebres, um pica-pau, o nosso cachorro que viveu muito tempo conosco e como dizia meu pai, só faltava um bicho preguiça, rs. Adorava essa vida do campo em meio à zona urbana, tempos bons que jamais serão esquecidos! Amei relembrar minha infância lendo o seu projeto! Obrigada e parabéns!
Agradeço também pelo seu carinho de sempre! =)
Bjs, linda semana! ❤

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Márcia!
Tão bom ser criativa!
Saudade de passar por aqui e ver só coisa bonita...
Bjm muito fraterno

Maria Gloria D'Amico disse...

Eu, também, sinto tudo um pouco paradinho. E este ano, o carnaval ocorreu no final de fevereiro, o que não é bom, por conta de o ano no Brasil só iniciar depois do carnaval. Isso é bem complicado, eu acho!
As fotos estão incríveis, eu senti o perfume daqui, do lado de cá.
Faz bem todo este trabalho e imagino a felicidade do velhinho, ao receber as ervinhas, tão fresquinhas. Todas as ervas eu conheço, menos a novalgina. Vou até pesquisar no google, de tão curiosa que fiquei.
Bellla, uma beijoca e um gostoso abraço!